Cerec cad/cam


CEREC® é um sofisticado sistema de tratamento computatorizado para o século 21. É um dos maiores avanços da Odontologia no mundo. Foi desenvolvido na Alemanha e importado aqui para Lagoa Santa para que pudéssemos construir sorrisos com perfeição.

Utilizando as potencialidades do CAD/CAM (Computer Assisted Design e Computer Assisted Machine) permite construir coroas em cerâmicas, lentes de contado, pontes, pinos, provisórios e vários outros trabalhos na Odontologia.

Principais vantagens:

Rapidez e comodidade – A confecção de restaurações e coroas dentárias podem ser realizada em um único dia e sem moldar. Mínimo desgaste dentário – Conserva-se mais a estrutura natural do dente, pois a precisão muito maior das restaurações permite que o dentista seja mais conservador.

Durabilidade maior das coroas e restaurados protéticos - Os dentes artificiais são feitos a partir de blocos de porcelana muito resistentes e por ser uma tecnologia de maior grau de precisão, encaixam-se melhor ao remanescente dental, tornando mais difícil a ocorrência de infiltrações no futuro.

Como funciona o CEREC?

1 - Os dentes a serem tratados são preparados com remoção de restaurações defeituosas ou cariadas.

2 - Passa-se um “scanner” no dentes a serem restaurados diretamente na boca do paciente em alguns segundos. Um programa muito sofisticado obtém, armazena e processa as imagens em três dimensões. Não são feitos os tradicionais moldes nem modelos em gesso e os trabalhos não precisam ser enviados a laboratórios de prótese. Com esse scanner também fazemos a leitura e posteriormente a programação dos aparelhos Invisalign®.

3 - A partir da imagem obtida é criado um dente em 3D no computador, com um programa específico, usando seus conhecimentos técnicos. São feitos respeitando o tamanho, a posição, a forma, a intensidade dos contatos entre os dentes.

4 - Uma “impressora 3D”, chamada fresadora, com brocas trabalhando ao mesmo tempo esculpe a restauração cerâmica a partir de um bloco de porcelana escolhido. Há diversas opções de porcelanas e cores, que deverão se adequar a cada perfil de paciente e necessidade individual de cada caso. As lentes de contato também são fresadas nessa máquina, conseguindo espessuras bem finas e precisas.

5- Depois de “fresada“, o novo dente ou restauração recebe o acabamento e podem ser individualizados com diferentes tonalidades para se ajustar perfeitamente ao conjunto dos demais dentes da pessoa.

6- Finalmente a restauração é colada com cimentos adesivos, obtendo-se uma restauração que imita ou melhora o dente natural em estética e resistência.

Com mais de 20 milhões de restaurações colocadas em todo o mundo, o CEREC é hoje, sem dúvida, o tratamento de escolha face às restaurações convencionais.